O QUE É A TOXOPLASMOSE?
É a doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, com alta prevalência no mundo inteiro entre pessoas e animais de sangue quente.
A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos. Esta doença é importante em gestantes e indivíduos imunodeprimidos, pois nesses pacientes, pode produzir lesões e sintomas graves.
COMO É TRANSMITIDA?
O gato é o hospedeiro definitivo: é ele quem liberta o parasita no ambiente. Gatos geralmente apresentam a doença enquanto filhotes e, nesta fase, podem eliminar os oocistos do protozoário nas fezes. Estima-se que apenas 1% da população felina elimine os quistos do protozoário T. gondii no ambiente.
O homem e outros animais (cão, vaca, cavalo, aves, etc) são hospedeiros intermediários: neles, os quistos do protozoário alojam-se nos músculos, no sistema nervoso e em vísceras, e não são eliminados pelas fezes, NUNCA.
Há três maneiras de se contrair o protozoário causador da toxoplasmose:
1) A mais comum é a ingestão de carne – bovina, suína ou de aves – crua ou mal cozida, contendo quistos do protozoário. O consumo de leite cru, não pasteurizado, com presença de taquizoítos (uma outra forma do parasita) também consiste numa fonte possível de infecção. Queijos preparados com leite não pasteurizado podem transmitir a doença.
2) A forma mais grave de infecção é a transmissão transplacentária (a mãe transmite a doença para seu bébé durante a gravidez). Nesta forma de infecção, podem ocorrer malformações fetais e aborto.
3) Através da ingestão de oocistos esporulados (forma que o protozoário adquire no meio ambiente) presentes nas fezes de um gato infectado. Ou seja: é preciso ingerir acidentalmente fezes contaminadas de gatos. Isto pode ocorrer através do consumo de verduras e legumes mal lavados ou pelo hábito de levar a mão à boca sem antes lavá-la, sobretudo após a prática de jardinagem ou outras formas de manipular terra e areia.
LEMBRE-SE:
A infecção (contacto com o parasita) não causa, necessariamente, a doença. Para isto, é necessário que o sistema imunológico esteja debilitado, como muitas vezes ocorre com pacientes idosos, portadores de HIV e transplantados.
Nem todos os gatos têm toxoplasmose. Na verdade, são poucos os que apresentam a doença.
Nem todos os gatos podem transmitir a toxoplasmose através da eliminação de oocistos nas fezes. Quando o fazem, é por um curto período de tempo, e geralmente só nas primeiras semanas de vida.
Os oocistos de T. gondii que são eliminados nas fezes não são capazes de causar a doença imediatamente. É preciso que as fezes contaminadas permaneçam no meio ambiente por alguns dias (média 1-3 dias) para que os oocistos esporulem. Só então, estes se tornam infectantes.
Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de consumi-las;
Não coma carne crua ou mal passada;
Não beba leite que não seja pasteurizado;
Mantenha bons hábitos de higiene;
Lave bem as mãos após limpar a caixa de areia do seu gato (ou melhor, use luvas ou peça a alguém que faça essa tarefa) ou mexer em terra, e procure sempre usar luvas ao praticar jardinagem.