253 690 464 | 966 388 993

Quando deve ou não induzir o vómito?

Por vezes, durante os passeios na rua ou quando você chega a casa e descobre que o seu cão engoliu uma substância potencialmente nociva, que pode pôr a vida dele em risco se não for expelida logo, a solução pode estar em fazê-lo vomitar. Apesar de induzir um animal a vomitar nunca ser algo agradável, às vezes é a única coisa a fazer. Siga os seguintes passos:


1- Idealmente deve SEMPRE deslocar-se com ele ao veterinário mais próximo, para que ele administre uma medicação injectável, que de forma rápida e segura o irá fazer vomitar.

2- Não induza o vómito se algum dos itens a seguir se verificar:
  • Se o seu cão já está a vomitar.
  • Se o seu cão está inconsciente, muito fraco, ou com problemas para respirar ou engolir. Induzir vómitos nestes casos pode causar o risco de pneumonia por aspiração.
  • Se seu cão engoliu algo cortante/perfurante (ex. vidros), detergentes fortes ou algum destilado de petróleo. Estas substâncias são ácidas e queimam o esófago ao entrar no organismo, e irão queimar novamente ao sair no vómito, pondo o animal em risco de queimaduras de segundo grau.
  • Se passaram mais de duas horas desde que seu cão engoliu a substância nociva que você quer que ele vomite. Depois de duas horas, o cão já digeriu a possível toxina, e induzir o vómito não vai tirá-la do corpo. Siga imediatamente para o veterinário.


3- Induza o vómito do seu cão se algum dos itens a seguir se verificar e só se não for possível levá-lo ao veterinário no curto espaço de tempo:

  • Se o seu cão engoliu líquido anticongelante há menos de duas horas.
  • Se o seu cão ingeriu algum tecido (meias inteiras, cuecas), ou pedras há menos de 6 horas.

Para induzir o vómito dê ao seu cão peróxido de hidrogénio (água oxigenada 10 volumes)

  • Use aproximadamente 1 colher de sobremesa (5ml) para cada 5kg do peso do animal. Um animal de 25kg precisaria de aproximadamente 5 colheres de água oxigenada. Pode misturar com um pouco de água.
  • Use uma seringa (sem agulha) para administrar o líquido dentro da boca do cão. Tenha cuidado em verificar que ele deglute normalmente, caso contrário poderá engasgar ou aspirar.
  • A dose máxima para cães é de 50ml (independentemente do peso).
a dose máxima é 50 ml para os canídeos e 10 ml para os felídeos - See more at: http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=259#sthash.lsJrA86k.dpuf
a dose máxima é 50 ml para os canídeos e 10 ml para os felídeos - See more at: http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=259#sthash.lsJrA86k.dpuf
a dose máxima é 50 ml para os canídeos e 10 ml para os felídeos - See more at: http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=259#sthash.lsJrA86k.dpuf



4- Ande com o cão cerca de 15 minutos.
Tente manter o seu cão em movimento. Ande com ele para encorajar a metabolização acelerada do peróxido.



Se o peróxido ainda não induziu o vómito passados mais de 15 minutos, administre agora metade da dose.
É possível dar uma segunda dose se o cão não vomitou depois da primeira tentativa.


Se o cão não vomitar depois de 30 minutos, não dê outra dose. Leve-o imediatamente ao Médico Veterinário.






voltar

Subscreva a nossa newsletter